carnaval 2021

Muito mais que folia, Carnaval também é sobre história e revolução 

Daniela Soares13/02/2021    

    Diferente do que se imagina o Carnaval em sua origem não foi criado no Brasil, a festa é muito mais antiga do que podemos imaginar. Historiadores estimam que a festa tenha sido criada na Idade Média. Mas a folia foi ficando tão a cara do país que mundo afora, quando falamos de Brasil, as pessoas logo pensam no Carnaval. 

Aqui no Brasil a festa se transformou em uma manifestação que agrega elementos de diferentes culturas, consequentemente o Carnaval foi se tornado algo tão maior, e tão Brasil, que sua origem passou a ser um mero detalhe. 

Além da festa ser sinônimo de alegria e comemoração para muita gente no país, fazendo com que milhões de pessoas ocupem as principais cidades do Brasil, ela ainda movimenta bilhões de reais já que, em alguns lugares, os blocos de rua e desfiles de Escolas de Samba atraem pessoas de dentro e fora do país. 


Chiquinha Gonzaga: A verdadeira rainha do carnaval


Muito antes de podermos contar com trio elétrico e grandes estruturas para cair na folia, o que ditava o tom das festas eram as marchinhas de Carnaval. E você sabe qual é o nome por trás da primeira marchinha oficialmente feita para a festa? Chiquinha Gonzaga! Ela, que era pianista e regente, criou 'Abre Alas', música que até hoje é muito lembrada quando falamos de Carnaval. O som foi criado para representar o bloco carnavalesco Rosas de Ouro, no Carnaval do Rio de Janeiro.

Chiquinha foi uma mulher bem à frente do tempo dela, enfrentou uma sociedade elitista e patriarcal e ousou ao misturar toda a diversidade que encontramos em nosso país à melodia suave do piano dela.

Essa mulher que teve uma contribuição tão importante para o Carnaval e para a cultura brasileira segue sendo lembrada e homenageada por diversas Escolas de Samba, a última homenagem à Chiquinha na Avenida foi feita pela Águia de Ouro, em 2006.

foto: Julia Lanari/Belotur

A rua é do povo

Em alguns lugares do país, os blocos de rua já são tradicionais e alguns desses blocos são conhecidos até entre pessoas que não têm tanta afinidade com a festa, como é o caso do famoso Galo da Madrugada, do carnaval de Recife, bloco das Vacas Profanas, do carnaval de Olinda, e o Cordão da Bola Preta, um dos blocos mais tradicionais do Rio de Janeiro.

Nos últimos anos, os blocos de rua têm se espalhado e estão chegando às capitais que antes tinham menor adesão da população e um número menor de blocos, como é o caso da capital paulista. A cidade de São Paulo, nos últimos anos, bateu recorde no número de blocos de rua, ultrapassando até o Rio de Janeiro. 

Os blocos são diversos, existem blocos focados em determinados estilos musicais, em públicos específicos, blocos com marchinhas políticas. Há folia para todos os tipos de públicos, fazendo dessa uma festa extremamente democrática. 


O Carnaval e a Pandemia

Infelizmente, o Carnaval em 2021 será celebrado de uma forma diferente. Por conta da pandemia de Covid-19 é preciso que continuemos praticando o distanciamento social e com isso, os blocos de carnaval e os desfiles se tornaram inviáveis, em sua forma tradicional.

Agora é a hora de ser criativo, alguns lugares farão desfiles de forma virtual, como é o caso de Barueri que transmitirá no próximo domingo, no canal do YouTube da Secretaria de Cultura, os desfiles de algumas das escolas de samba da região. Na TV Globo será possível assistir aos tradicionais desfiles das escolas de Samba, mas agora você verá desfiles de campeãs, que de alguma forma marcaram história na avenida, do Carnaval de São Paulo e do Rio de Janeiro. 

Nesse ano, todo mundo sentirá falta de ir para a rua curtir o carnaval, como fazemos todos os anos, mas precisamos ter em mente que isso é passageiro, precisamos tomar todos os cuidados necessários para que muito em breve estejamos na rua prontos para a folia. 


refs: 

Brasil Escola - História do carnaval

Superinteressante - Origem do carnaval

Mundo Educação - Carnaval

Blog Saraiva - História das marchinhas

Chiquinha Gonzaga

Folha - Carnaval SP

Revista Piauí - Carnaval 2021

Folha de Alphaville - Carnaval virtual

G1 - TV Globo exibe desfiles históricos