MANIFESTO

JUNTAS POR BARUERI

BARUERI UMA CIDADE RICA E DESIGUAL

Historicamente fomos ensinadas e ensinados a amar Barueri! Quem nasceu, cresceu ou mora na cidade há um tempo aprendeu a valorizar suas riquezas e a ter um olhar positivo em relação às políticas públicas no município.

Estamos tão acostumados com o que é repetido ano após ano sobre Barueri que até hoje acreditamos que o nome da cidade significa "flor vermelha" quando na verdade o nome da cidade veio de mbaruery, uma palavra em tupi-guarani que significa rio encachoeirado.

Chegou o momento de pararmos de repetir ilusões sobre Barueri e afirmar verdades que todos nós vemos e não temos receio de apontar. Barueri é uma cidade rica sim, porém é extremamente desigual!

aparelhos públicos monumentais e centralizados não atendem verdadeiramente os munícipes!

Construções monumentais não resolvem o tempo de espera para atendimento médico, nem o tempo necessário para agendar uma consulta em especialidades. Não é possível ter uma "saúde de rico" em Barueri enquanto a cidade não implementar a Estratégia Saúde da Família! Porém, infelizmente o único projeto vigente para saúde em Barueri é abandonar sua gestão nas mãos das Organizações Sociais!

A educação infantil de Barueri segue o mesmo processo de terceirização, a gestão das maternais são entregues para Organizações Sociais, mas isso não resolve o problema do número de vagas que são insuficientes para atender a demanda das população.

Os prédios onipotentes de Barueri oferecem muitos atendimentos, serviços, cursos ou aulas, no entanto, muitas vezes são inacessíveis para os munícipes, seja por sua localização concentrada longe dos bairros, pela inviabilidade de horários de atendimento para quem trabalha ou estuda e até mesmo pela falta de vagas!

A VELHA POLÍTICA QUE LUTE

As desigualdades de Barueri construídas historicamente e marcadas pela divisão Alphaville/Barueri são também consequência da forma de fazer política na cidade. 

A velha política coronelista de Barueri segue mantendo um sobrenome no poder, rodeado por vereadores homens que não exercem seu papel de fiscalizar o executivo!

Essa velha política não nos representa! 

Agora chegou a nossa vez de ocupar nosso lugar na política, de uma forma democrática e coletiva queremos mais representatividade na câmara de vereadores de Barueri!

Queremos uma política que represente a classe trabalhadora de Barueri, mulheres, crianças e jovens, população LGBTQIA+, negros, indígenas, PCDs, idosos e todos os grupos historicamente sub-representados, para que as decisões sobre nós sejam construídas coletivamente por nós.

não toleramos que as discussões e decisões políticas sobre nós sejam feitas sem nós! 

Por isso, apoiamos a candidatura coletiva 

JUNTAS POR BARUERI!


ASSINE NOSSO MANIFESTO